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Psicologia

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

A área de concentração Saúde, Cultura e Desenvolvimento Humano congrega linhas e projetos de pesquisa cujo objetivo é produzir conhecimentos em Psicologia e possibilitar a aquisição de competências para avaliação e intervenção no campo profissional no que concerne ao desenvolvimento humano, aos sistemas conjugais e familiares, aos processos de saúde e às ações terapêuticas, à cultura contemporânea e suas dinâmicas.

Linha de Pesquisa: Saúde mental e ações terapêuticas
Estuda os processos de saúde e de adoecimento no curso do desenvolvimento humano. Investiga os processos patológicos e de saúde, de avaliação diagnóstica e de intervenções terapêuticas. Interessa-se ainda por temas relativos à religiosidade, à morte, à sexualidade e aos processos de subjetivação.

Eixo temático 1- Psicopatologia, Psicoterapia e Psicodiagnóstico: investiga a psicopatologia e o psicodiagnóstico no contexto da clínica psicanalítica, fenomenológica e sistêmica, bem como em contextos específicos como os da violência, da migração e dos hábitos alimentares.

Eixo temático 2 – Linguagem, Religião e Saúde Mental: investiga fenômenos relacionados à linguagem e à religião e suas relações com a saúde mental nas perspectivas psicanalítica e fenomenológica e suas relações com a filosofia da linguagem.

Eixo temático 3- Ações Terapêuticas em Serviços de Saúde Mental: estuda temas relacionados às ações terapêuticas em serviços de saúde pública e comunitária e respectivas concepções de saúde subjacentes, com foco nas alternativas metodológicas inovadoras e criativas.

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento humano em contextos socioeducativos
Investiga os processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem e o comportamento humano em situações de saúde e risco, sua interação com os contextos sócio-culturais e educativos, sobretudo família e escola. Estuda, ainda, as questões afeitas à formação e atuação de profissionais das áreas de saúde e educação.

Eixo temático 1 – Desenvolvimento humano e processos de ensino e aprendizagem
Estuda o desenvolvimento humano nos processos de ensino e aprendizagem, tais como práticas pedagógicas, criatividade, formação de educadores e interações sociais em contextos educativos.

Eixo temático 2 – Políticas públicas, diversidade e inclusão em contextos socioeducativos
Investiga questões referentes à diversidade, inclusão e direitos humanos em contextos socioeducativos, além de analisar e acompanhar políticas públicas e seu impacto nestes contextos.

Linha de Pesquisa: Sistemas conjugais/familiares e cultura
investiga a saúde e o desenvolvimento dos processos relacionais nos sistemas conjugal e familiar, em múltiplos contextos ao longo do ciclo de vida familiar, bem como aspectos psicossocioculturais de conflitos com a lei tais como violência intrafamiliar, drogadição e tráfico de drogas, comportamentos infratores de jovens, assim como questões relativas à sexualidade.

Eixo temático 1 – Ciclo de vida familiar: dinâmicas e configurações familiares em múltiplos contextos e situações
Busca compreender as conexões intrafamiliares (estruturas e dinâmicas) em diversos contextos e situações, particularmente naqueles de diversidades e adversidades.

Eixo temático 2 – Métodos e abordagens no trabalho com famílias
Propõe o desenvolvimento de metodologias de trabalho com casais e famílias na perspectiva de prevenção e tratamento.

Eixo temático 3 – Famílias e instituições governamentais e não governamentais
Estuda as relações dos casais e famílias com as diferentes instituições: jurídica, escolar, saúde, trabalho, religiosa e de assistência social.

Linha de Pesquisa: Cultura contemporânea e relações humanas
Investiga as dimensões da cultura contemporânea que dizem respeito ao impacto, sobre as relações humanas e sobre as subjetividades, das novas linguagens e tecnologias, novas estratégias e valores sociais, bem como suas expressões tradicionais. Seus principais eixos temáticos, em uma perspectiva interdisciplinar, são: “relações de gênero”, “poder, alteridade e formas de violência”, “trabalho”, “nomadismos e diversidade”, “religiosidades”.

Eixo temático 1: Poder, alteridade e violência
Os projetos relacionados a este eixo contemplam os aspectos teóricos e práticos concernentes às relações de poder, alteridade e violência entre gêneros, gerações, etnias, orientação sexual, e diferenças fisico-intelectual e mental. Estudam-se a ainda os modos de gestão e organização do trabalho, o prazer-sofrimento em diversos contextos de trabalho.

Eixo temático 2: Globalização, direitos humanos, culturas e identidades
Os projetos relacionados a este eixo investigam as questões relativas ao diálogo entre formações culturais globais e contextos locais, interculturalidade, particularmente relacionadas aos direitos humanos e as políticas públicas, e os processos de construções/negociações identitárias.

Eixo temático 3: Representações sociais
Estuda e pesquisa os sistemas de referência social e culturalmente construídos em sua diversidade de expressões e em suas práticas, referindo-se tanto a símbolos,conceitos, crenças, valores e imagens como a atitudes e linguagens. Situa-se no debate das teorias e pesquisas desencadeadas por Serge Moscovici e de suas distintas vertentes e críticas. Pretende contribuir para a compreensão e mudanças das relações sociais em suas condições reais e históricas.