nossos mestrados

Economia

Histórico

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia da Universidade Católica de Brasília foi criado em 1998, com o Curso de Mestrado em Economia. Mais recentemente, em 2006, o Curso de Doutorado em Economia. Ambos são da modalidade acadêmica e reconhecidos pela CAPES com conceito 5. Os Cursos de Mestrado e Doutorado em Economia oferecem excelente qualificação profissional para um grande número de carreiras no mercado de trabalho. De fato, eles estimulam o desenvolvimento de habilidades altamente valorizadas pelo setor privado, setor público como também pelas universidades e centros de pesquisa.
 

Objetivos

Os Cursos de Mestrado e Doutorado em Economia estão estruturados de forma a apresentar aos alunos o instrumental analítico (microeconômico, macroeconômico e econométrico) necessário para a solução criativa de problemas relevantes no setor público, no setor privado ou na área acadêmica.
 
Espera-se que no final de um dos cursos os mestrandos e doutorandos sejam capazes de (1) lecionar em cursos de graduação nas áreas de economia, administração, contabilidade, finanças, análise de projetos e outros ramos das ciências sociais aplicadas; (2) identificar oportunidades de negócios no mercado; (3) desenvolver pesquisas em áreas afins à realidade econômica e financeira das empresas em que atuam; (4) tornarem-se líderes criativos, inovadores, confiáveis, conscientes, que saibam se comunicar e trabalhar em equipes de alto nível técnico; (5) resolver problemas específicos, sintetizar informações relevantes, interpretar os fatos econômicos, utilizar dados e opiniões para antecipar situações e oportunidades; (6) utilizar de maneira efetiva e eficiente as técnicas e conceitos econômicos.


Público Alvo

Docentes do nível superior, pesquisadores e técnicos, portadores de diploma de curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor, com formação nas áreas de Economia, Administração, Ciências Contáveis, Matemática, Física, Engenharia e outras áreas correlatas que desejem aprender teoria econômica, aprofundar seus conhecimentos e preparar-se, em nível de pós-graduação Stricto Sensu , para o exercício de suas funções.