nossas notícias

Universidade Católica de Brasília inaugura salas inovativas
Fonte: Faiara Assis.

Referência de utilização nas melhores universidades do mundo, a sala inovativa é sinônimo de modernização do ensino em sala de aula.


Com o avanço da tecnologia, a forma de aprender tem se reinventado. Não precisamos voltar muito no tempo para compararmos algumas das mudanças no processo de ensino. Hoje, conforme mencionado pelo reitor da Universidade Católica de Brasília, Gilberto Garcia, o saber é compartilhado. Há uma interação entre os estudantes e o professor, na qual todos podem contribuir para o aprendizado. E essa é uma exigência cada vez mais presente entre as novas gerações, que possuem ao seu alcance mecanismos eletrônicos, com acesso a diversas informações instantâneas.

 

Diante desse novo desafio da educação, no dia 15 de agosto, foram inauguradas as Salas Inovativas na Universidade Católica de Brasília (DF). A iniciativa teve a colaboração de alunos, professores e membros da UBEC, União Brasiliense de Educação e Cultura, que viram a necessidade da criação de um novo ambiente de interação, voltado para o estudo.

 

Com uma nova proposta de aprendizagem e uma resposta à mudança de paradigma em que vivemos no mundo, na tecnologia e, em especial, na educação, as Salas possuem um papel fundamental: serem um elo facilitador aos estudantes, como um modelo inovador de ensino. Conforme mencionado pelo Ir. José Nilton, presidente do Conselho de Administração da UBEC, numa perspectiva colaborativa e de metodologias-ativas, essa inovação é o que há de melhor no mercado e trará ótimos reflexos para a Universidade e para as demais mantidas.

 

As Salas Inovativas serão utilizadas para despertar no aluno duas importantes características: a inovação e o empreendedorismo. Segundo o professor Dilnei Lorenzi, pró-reitor de Administração, da colaboração surge uma perspectiva de que o estudante não precisa mais de uma sala tradicional pra aprender. “Ele pode aprender de diversas formas, de diversas maneiras. Nesse sentido, o ensino colaborativo e criativo surge como aspecto fundamental para a Universidade”, afirma.

 

Localizadas nas salas A-201 e A-202, no Bloco Central, os ambientes possuem pontos de apoio, com totens de alimentação de energia, entrada USB e rede de internet WiFi, além de isolamento acústico e um formato diferenciado: 360 graus, além de todas as paredes possuírem quadros brancos, o que permite que o espaço seja um local de anotação.

 

As Salas foram idealizadas com o apoio da Gerência de Infraestrutura e Operações e foram compostas por mobiliários da marca alemã Steelcase, conhecida no ambiente educacional por oferecer mobilidade em sala de aula.

 

Inovação Contínua

 

A Sala Inovativa é apenas uma das muitas melhorias que estão sendo realizadas na UCB em prol da educação. Este é um projeto-piloto, inclusive para as outras unidades de missão.


Além dessa Sala, a Universidade possui parceria com o Google, por meio da plataforma Google for Education, que é uma solução tecnológica que permite o acesso de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Há também um projeto para 2018, referente à instalação das salas Google no Campus da Universidade, conforme aponta Márcio Pereira Dias, diretor executivo estratégico da UBEC.