nossas notícias

FSMA realiza ação de conscientização do Setembro Amarelo
Fonte: Moira Paula. Foto: Paolla Itagiba e Alysson Nogueira.

Com o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e alertar os estudantes a respeito da realidade desse problema no Brasil e no mundo, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) de Macaé-RJ promoveu uma singela intervenção durante o intervalo das aulas nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, com estudantes e funcionários vestidos de amarelo.

 

O dia 10 de setembro é a data destinada ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e, no decorrer do mês, as ações são intensificadas em órgãos públicos e particulares com o intuito de prevenir novos casos.

 

O suicídio passou a ser tratado como problema de saúde pública em 1990 e pode ser evitado em mais de 90% dos casos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, esta é a principal causa de morte entre jovens de 25 a 34 anos e a 15ª causa no mundo. Aproximadamente 805 mil pessoas cometem suicídio por ano, sendo os homens as maiores vítimas. O Brasil é o oitavo país com mais casos, sendo o estado do Rio Grande do Sul com maior número de casos por habitantes e o Rio de Janeiro, com menos.

 

Todo o movimento da Campanha do Setembro Amarelo revela que falar sobre e principalmente ouvir é a melhor solução para o problema, que pode ser provocado pela falta de perspectiva e de grande angústia que o indivíduo sente, normalmente gerado por um quadro de transtorno mental tratável (tais como depressão, transtorno de personalidade, etc), podendo ser evitado se diagnostificado a tempo.