nossas notícias

Professora da UNIFATEA apresenta pesquisa em Congresso CIMTEC, na Itália
Prof. Me. Regina Célia do Centro Universitário Teresa D’Ávila - UNIFATEA

Prof. Me. Regina Célia, do Centro Universitário Teresa D’Ávila - UNIFATEA participou da CIMTEC - Congresso Internacional de Cerâmica e Fórum sobre Novos Materiais. O evento foi realizado em Perugia, na Itália, em junho deste ano. Na oportunidade, a professora apresentou sua pesquisa sobre suporte a curativos e higiene. 

 

O Congresso reúne cientistas, físicos, químicos, engenheiros e especialistas das mais exigentes áreas de aplicação de materiais modernos, desde o molecular e nanoescala para sistemas integrados.

 

O trabalho apresentado pela professora tem o objetivo de desenvolver um modelo de suporte para proceder a curativos e higiene em membros inferiores (pernas e pés), que seja desmontável, leve, fácil de limpar, desinfetar e capaz de fornecer conforto para o paciente e apoiar a execução da técnica de enfermagem.


O protótipo foi fabricado em aço inoxidável 316L coberto com filmes DLC. O 316L é material comercialmente usado para a construção de equipamentos hospitalares. “Acredita-se que a construção do suporte contribuirá efetivamente para a melhoria da assistência de enfermagem ao paciente, facilitando a manipulação pela equipe de enfermagem e outros profissionais de saúde. ” 


Durante o congresso, a professora apresentou resultados de testes bactericidas utilizando Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus em 316L.

 

Fonte: Site da UNIFATEA