nossas notícias

V Seminário Internacional IUS Education Group no UNISAL
V Seminário Internacional IUS Education Group no UNISAL

Em 17 de setembro de 2018, teve início o V Seminário Internacional IUS Education Group, que será realizado em três dias consecutivos no UNISAL – Unidade São Paulo/Campus Pio XI, com o tema “Os Jovens e os Direitos Humanos – Por uma Ética da Confiabilidade”.

 

O evento reúne instituições salesianas (universidades, faculdades e departamentos) que integram o IUS Education Group, em assembleias que se realizam a cada quatro anos – a anterior ocorreu em 2014 na cidade de Veneza, na Itália. Desde então, cada uma das instituições componentes têm estudado o tema em pesquisas, workshops, seminários e cursos, para que nesta quinta edição do encontro haja uma reflexão conjunta a partir das atividades anteriormente desenvolvidas pelos participantes, vindos de diferentes regiões do Brasil e também da Itália, Equador, Chile, Índia, Japão e Espanha.

 

A solenidade de abertura do Seminário foi conduzida pelo Pe. Eduardo Capucho (Reitor do UNISAL) e Sabino de Juan Lopes (do CES Dom Bosco de Madri, Coordenador dos trabalhos do IUS Education Group), antecedendo a primeira conferência da programação, “Juventude e Direitos Humanos: Urgências Educativas”, com o Pe. Marcelo Farfán (IUS – Roma).

 

Farfán apresentou um panorama dos desafios enfrentados pelos jovens nas diversas partes do mundo, e como enfrentá-los do ponto de vista antropológico, cultural, social, pedagógico e teológico. Relembrou a importância do próximo Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 3 a 28 de outubro deste ano com a temática “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, tornando-se outra oportunidade para a troca de experiências e a busca de novas formas de compreender os jovens e seu mundo.

 

 

Para mais informações, clique aqui

 

Fonte: Comunicação – Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora