nossas notícias

Trabalho Científico revela bons resultados através da terapia com animais  
Trabalho Científico revela bons resultados através da terapia com animais  

Dentro das apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos pelos formandos do Curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – durante este semestre, chamou a atenção da banca examinadora e da coordenação, um trabalho emergente voltado para a área de Terapia Assistida com Animais (TAA).

 

A TAA também conhecida por pet terapia, zooterapia ou terapia facilitada por animais tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. Esta não substitui as terapias e tratamentos convencionais, mas funcionam como um complemento.

 

O trabalho trouxe a discussão da introdução benéfica de animais na terapia para casos de depressão e comprometimento psicomotores (por exemplo) da aluna Carolini Cuzzatti Tonassi Gomes. "A aluna tem uma cadela da raça Golden Retriever, chamada Kyra, que a mesma utiliza para intervenção em alguns tratamentos, trazendo melhoras significativas no quadro clínico dos pacientes”, apontou o coordenador do Curso de Psicologia, Marcello Santos, ao falar da importância das pesquisas na área de pet terapia para a construção de boas práticas.

 

Vale ressaltar que os cachorros na raça Golden Retriever são animais dóceis, extremamente carinhosos e de fácil treinamento. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA)