nossas notícias

Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) têm audiência com Presidente Bolsonaro
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) têm audiência com Presidente Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro, juntamente com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, recebeu nesta quinta-feira (14), no Palácio do Planalto em Brasília, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, acompanhado dos representantes dos diversos segmentos da educação.

 

A comitiva de reitores presente no encontro apresentou propostas para a superações dos recorrentes problemas da educação brasileira. Na oportunidade, foi encaminhado o mesmo documento já entregue, no mês passado, ao Ministro da Educação, Ricardo Vélez. O documento organizado pelo CRUB apresenta a pauta comum dos diversos segmentos educacionais, merecendo destaque a preocupação dos reitores com a manutenção dos programas que valorizam as licenciaturas e a criação de políticas públicas que promovam a ampliação do acesso ao Ensino Superior.

 

Em sua fala, o presidente do CRUB, reitor Benedito Guimarães, destacou os seguintes pontos: ações para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE); defesa da autonomia universitária; avaliação e fortalecimento do processo de formação de professores; finalizando com uma explanação sobre o cenário nacional da educação e as suas dificuldades. O presidente reafirmou ainda o compromisso que o CRUB tem em defesa da educação, além de colocar o Colegiado de Reitores à disposição do Governo Federal para um trabalho conjunto.

 

Além do presidente do Conselho de Reitores, estiveram presentes na audiência a vice-presidente da ANEC, Ir. Adair Sberga; o vice-presidente do CRUB e representante do segmento federal, reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca; o vice-reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Marcelo Antonio Pavanello; a pró-reitora da PUC-RS, Profª. Maria Beatriz Balena Duarte e a coordenadora geral da UNICAMP, Profª. Teresa Dib Zambon Atvars, representando os demais vice-presidentes do CRUB; o presidente da ANUP, Prof. Rubens Lopes da Cruz; a vice-presidente da ANUP, Profª. Elizabeth Guedes; o reitor Haroldo Reimer, presidente da ABRUEM; o presidente da ABIEE, Prof. Silvio Iung; o presidente da ABRUC, João Otávio Junqueira; o presidente da ACAFE, reitor Günther Lother Pertschy, e a presidente do COMUNG, reitora Carmem Lúcia Helfer.

 

Fonte: Site da CRUB