nossas notícias

Professor da FSDB coordena atividade de planejamento financeiro para aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus
David Lungareze, professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e economista

O professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e economista, David Lungareze, coordenou a atividade de planejamento financeiro para aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus.

 

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus estrearam, nesta segunda-feira (13), o laboratório de informática preparado especialmente para eles, na sede da Manaus Previdência, no bairro Chapada, zona Centro-Sul. O evento aconteceu em uma das aulas do curso de Planejamento e Controle de Finanças, que começou no último dia 6 e terminará na sexta-feira (17).

 

Segundo o professor da atividade, David Lungareze, a ação vai possibilitar cada aluno a criar seu planejamento financeiro pessoal por meio de planilhas eletrônicas, depois das aulas teóricas. “É importante os alunos terem contato com essa vivência”, diz, relembrando que foram repassados conteúdos sobre conceitos introdutórios relacionados a planejamento, metodologia, além de citação de alguns tipos de investimentos.

 

As aulas no laboratório seguiram até a quarta-feira (15). Depois, segundo o professor, os participantes passarão por uma avaliação na quinta-feira e, na sexta (17), a correção da prova e entrega de certificados de participação aos alunos.

 

Conforme a assistente social do setor Psicossocial da Manaus Previdência, Deborah Aubert, o curso teve boa receptividade tanto por segurados do município quanto pelo público externo. “Alguns segurados tinham receio no início, achando que o curso exigia um conhecimento mais especializado nessa área de finanças e, com nossa abordagem, foram percebendo que essas noções de planejamento e controle de finanças é algo cabível para qualquer pessoa”, relata.

 

Mesmo já tendo feito um curso de informática, a falta de prática fez a aposentada Estela Marcos, de 70 anos, esquecer alguns comandos do computador. Mas, a segurada não hesitou em pedir ajuda tanto do professor como dos colegas para manusear o equipamento. “Eu até relembrei o manuseio básico, mas em alguns pontos tive que pedir auxílio”, diz. “Dificuldades são normais no início, mas com a prática, vamos dominando o assunto”.

 

O laboratório

 

Batizado de Laboratório de Inclusão Digital, Inovação e Capacitação Tecnológica da Manaus Previdência (LID), o espaço de informática da Manaus Previdência foi inaugurado em novembro de 2018 e, desde então, vem sendo usado para a capacitação interna e permanente de servidores lotados na Previdência municipal e de outras secretarias. Faltava apenas a estreia dos segurados, o que aconteceu nesta segunda-feira.

 

Os alunos do LID têm, à disposição, um laboratório equipado com os recursos necessários para aulas e cursos voltados para a inclusão digital, no caso de aposentados e pensionistas.

 

O espaço dispõe de 14 lugares, datashow, intranet e recursos multimídia, além de uma sala conjugada, destinada ao suporte do local (montagem de computadores, soldagem, manutenção, entre outros).

 

Foi montado a custo praticamente zero, na medida em que foi equipado a partir de reaproveitamento de móveis e equipamentos.

 

Fonte: Prefeitura de Manaus