nossas notícias

Jovem defende TCC sobre o Sistema Preventivo
Fonte: Jakeline Lira.

No dia 30 de novembro a jovem Paula Suênia, ex-coordenadora da AJS de João Pessoa, defendeu seu TCC em Ciência das Religiões (Licenciatura) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o tema: "Sistema Preventivo Salesiano: contribuições à educação". Foi a primeira vez que Dom Bosco foi estudado nessa universidade, uma das poucas a oferecerem o curso em nível de graduação.


Segundo Paula, o interesse em pesquisar o Sistema Preventivo se deu devido ao seu trabalho pastoral e amor ao carisma salesiano e, especialmente, a partir da curiosidade despertada da leitura de um texto do salesiano Antônio Neto que dizia “Dom Bosco deixou como herança aos salesianos o Sistema Preventivo, método educativo baseado inteiramente na razão, na religião e na 'amorevolezza', palavra sem tradução na língua portuguesa que alguns identificam como bondade". Pode-se dizer que esse é "o evangelho em termos de pedagogia".

 

O trabalho acadêmico ajudou a consolidar alguns conhecimentos, por exemplo, em relação aos educadores, que “devem estar presentes fraternalmente no meio dos jovens, em seus grupos e atividades ” e sobre “o jeito de Dom Bosco amar seus jovens pelo ensino através do amor, da razão e do evangelho sempre mostrando que eles são os principais atores de suas vidas e conquistas”, complementou a nova licenciada em Ciência das Religiões.