nossas notícias

Equipe Feras Da’Lama cria carro off road com foco na competição nacional Baja SAE Brasil
Grupo é composto por alunos do curso de Engenharia Mecânica do UniSALESIANO

A equipe Feras Da’Lama, composta por alunos do curso de Engenharia Mecânica do UniSALESIANO, criou um veículo off road com o objetivo de disputar a competição Baja SAE BRASIL, no próximo ano.

 

O primeiro protótipo do carro foi desenvolvido para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e apresentado na noite do dia 12 de dezembro.

 

O professor de Engenharia, Daniel Lucas de Oliveira, explica que o carro foi feito com base em um regulamento que determina o tipo de motor e itens de segurança. “O intuito é desenvolver de forma dinâmica, aplicando o conteúdo visto em sala, na prática”, completou.

 

O veículo off road do UNiSALESIANO possui uma gaiola, que é o chassi, itens de segurança e ergonomia. Nas competições da BAJA SAE BRASIL, composta de etapas como a Sudeste e a Nacional, ele será submetido a provas estáticas e dinâmicas. “Se for para o enduro, que é a prova de resistência, o carro passará por diversos obstáculos. Se capotar, a equipe volta ele no lugar e continua o trajeto por quantas vezes precisar”, contou.

 

O docente lembra que, ao final da corrida, o piloto sai do carro “puro barro”. “Por isso que o mascote da nossa equipe é o tatuzinho”, brincou. Além de Oliveira, estão envolvidos no projeto os professores Fernando Eguia, Thiago Aranha e Gabriel Momias, além do coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, Prof. Nelson Hitoshi Takiy.

 

BAJA

 

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - UniSALESIANO