nossas notícias

Professor da FSDB lança livro intitulado: "Ecoética Amazônica"
Obra do Prof.º Dr. Ricardo Gonçalves Castro é publicada pela Editora CRV

"ECOÉTICA AMAZÔNICA. O Bem Viver e o princípio Responsabilidade de Hans Jonas". É o título do I volume do livro do professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus (FSDB) e diretor do ITEPES, Dr. Ricardo Gonçalves Castro, publicado recentemente pela Editora CRV.

 

Prof. Ricardo, parintinense, reflete sobre as grandes ameaças que pairam sobre um dos maiores biomas do planeta, a Amazônia. "A partir da ética do Bem Viver e do Princípio Responsabilidade, queremos primeiramente compreender o que está acontecendo com o nosso mundo; quais as causas da contradição entre o alto nível de conhecimento científico e tecnológico e a crise de vida do planeta. Em segundo lugar, queremos desbravar a possibilidade de como responder a este processo galopante de degradação da vida humana e do planeta adotando princípios de uma vivência ecosófica, da ética do bem viver e comunitária", problematiza o professor.

 

Sinopse do livro “ECOÉTICA AMAZÔNICA. O Bem Viver e o princípio Responsabilidade de Hans Jonas"

 

A terra está enferma e a humanidade pode adoecê-la ainda mais ou se tornar agente de cura e vida deste planeta. As causas deste processo de destruição galopante de nosso “habitat”, nosso “ethos” de vida, pode estar na relação entre sistemas econômicos e conhecimento científico-tecnológico que distorcem a relação do ser humano e com a natureza. Outras raízes de nosso caminho de uma convivência desarmoniosa com a Gaia também podem ser compreendidas a partir das convicções filosóficas e religiosas dos modelos de desenvolvimento das sociedades hodiernas, caracterizado pelo dualismo antropológico, distanciamento do ser humano da natureza e uma atitude instrumental e utilitarista diante do mundo natural. Revisitar nossas fontes epistêmicas, o melhor de nossa convivência entre ser humano e o mundo cosmobiótico, significa escutar a sabedoria dos povos da ameríndia e o melhor de nossa tradição filosófica, ética e ecológica. A partir da ética do Bem Viver e do Princípio Responsabilidade, queremos primeiramente compreender o que está acontecendo com o nosso mundo; quais as causas da contradição entre o alto nível de conhecimento científico e tecnológico e a crise de vida do planeta. Em segundo lugar, queremos desbravar a possibilidade de como responder a este processo galopante de degradação da vida humana e do planeta adotando princípios de uma vivência ecosófica, da ética do bem viver e comunitária.

 

Para adquirir o livro impresso ou digital, acesse o site da Editora CVR

 

Fonte: Com informações da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus (FSDB)Editora CRV