nossas notícias

Acadêmicos de Nutrição promovem atividades com alunos do ensino fundamental
Fonte: Marianna Rosa Silva.

O Dia Nacional da Saúde e da Nutrição foi comemorado nas Obras Salesianas de Vitória-ES com uma série de atividades lúdicas e educativas na última quinta-feira, 30 de março. Desenvolvida pelo curso de Nutrição do Centro Universitário Católico de Vitória, a iniciativa levou às salas de aulas dos alunos do ensino fundamental I do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória ações que estimulam a alimentação saudável. 

 

Atividades como teatro de fantoches, jogos educativos e sensoriais que abordam temas como o valor nutricional dos alimentos e o consumo de frutas, verduras e legumes foram desenvolvidos pelos acadêmicos do 5º período para as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. Os alunos do 5º ano também participaram do preparo de um lanche saudável no Laboratório de Dietética, com partilha de torta de legumes e suco de maracujá com couve.

 

Para a professora do 2º ano do ensino fundamental I, Bianca Meckelburg, as ações realizadas são muito importantes na formação das crianças. “Essas iniciativas criam a consciência desde a infância de que uma vida saudável envolve alimentação e a prática de atividades físicas”.

 

Intercâmbio entre a comunidade

 

A iniciativa está ligada ao Proextensino, um programa base para o desenvolvimento de ações de extensão alinhadas às Políticas Institucionais, tais como: exercício da cidadania, promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável, resgate artístico e cultural, promoção e intercâmbio entre a comunidade e a Instituição de Ensino Superior. De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Católica, Prof.ª Alessandra Rodrigues, “além de ensinar hábitos saudáveis e estimular o consumo de frutas e legumes, esse momento é fundamental para que os acadêmicos coloquem em prática o que aprenderam na disciplina Orientação Nutricional”.