nossas notícias

Pesquisadora salesiana estuda flexibilização do trabalho
Fonte: Faculdade Salesiana do Recife.

Maria Clara Bernardes Pereira, professora de Direito do Trabalho, é mais uma docente da Faculdade Salesiana do Recife a ser aprovada no doutorado de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Há uma semana a instituição anunciou as aprovações dos professores Rodrigo Araújo e Adriana Soares no mesmo programa de pós-graduação Stricto Sens.

 

“A flexibilização do direito do trabalho” é o tema proposto por Maria Clara, que também é professora substituta da UFPE. A ideia da pesquisadora é propor uma nova visão sobre a flexibilização do direito trabalhista sob a perspectiva do poder das organizações. Nesse sentido, o objeto de estudo dela é a flexibilização das normas trabalhistas. Esse assunto se enquadra na linha de pesquisa sobre direito trabalhista e teoria social crítica.

 

Ela observará os riscos da flexibilização das normas trabalhistas frente ao atual cenário do Direito do Trabalho e da sociedade, pontuando até onde acordos e convenções coletivas se sobressaem às normas trabalhistas, inclusive constitucionais, visto que, muitas vezes, fazem o trabalhador abrir mão de determinados direitos que lhe são garantidos por norma constitucional, devido a necessidade de continuar ativo no competitivo mercado de trabalho.