nossas notícias

UNISAL firma parceria com a Cooperativa Amigos do Lixo em prol do meio ambiente
Fonte: Unisal.

Uma visita à Cooperativa Amigos do Lixo de Guaratinguetá (SP) é um convite feito a todos que querem conhecer o destino correto dos resíduos produzidos diariamente pelos cidadãos. Na Região Metropolitana do Vale estima-se que de 39 municípios, apenas 10 tenham aterros sanitários para depósito desse material. Mas todo aterro tem vida útil. Em Taubaté e São José dos Campos, as maiores cidades do Vale, a vida desses locais está com os dias contados.

 

Se cada pessoa produz por dia 1 quilo de lixo/dia, o cálculo é, no mínimo, assustador. Afinal, a RM Vale conta com mais de 2,7 milhões de habitantes. Um jeito de diminuir essa quantidade é reciclando, se possível, quando as cidades oferecem infraestrutura.

 

Desde 16 de fevereiro, o UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Lorena, deu início a uma parceria inédita com a Cooperativa Amigos do Lixo. A ação faz parte do Plano Institucional de Sustentabilidade do UNISAL.

 

Todo o lixo reciclável está sendo depositado em lixeiras instaladas em toda a infraestrutura do UNISAL. No total, são 44 conjuntos padronizados para o depósito de papel, plástico, metal e orgânico. Esses itens foram escolhidos por serem considerados os de maior descarte por parte da Comunidade acadêmica do UNISAL. Mas outros setores que têm lixos específicos, como são os casos da Limpeza e Manutenção também passaram a direcionar lixos para a Cooperativa. São os casos de recipientes plásticos específicos,  ferragens, cobre, arames, canos e tubos PVC, por exemplo. O depósito de todo o lixo reciclável é feito em um espaço localizado no estacionamento do UNISAL, onde antes funcionava um incinerador.

 

A equipe do Plano Institucional de Sustentabilidade quis saber como é o real caminho do lixo e conheceu a Cooperativa, no último 29 de março. A Cooperativa foi fundada em 2000. Hoje funciona à rua Alfonso Giannico, 700 – Pedregulho, Guaratinguetá. Lá, há cerca de 30 cooperados, entre jovens, adultos e idosos. O espaço foi doado pela Prefeitura de Guaratinguetá, que cede também, por meio do SAEG (Serviço Autônomo de Agua e Esgoto), caminhão de grande porte, motorista e combustível para que possam fazer a retirada de lixo reciclável em empresas e shoppings da Região. Notícia publicada pela SAEG, em 2014, revelava números preocupantes quanto à quantidade de lixo arrecada pela Cooperativa. Em média, a coleta mensal era de 100 toneladas de resíduos/mês, passando para 30 toneladas/mês, por conta do grande crescimento de catadores de lixo, que também fazem um serviço digno. 

 

Apesar da preocupação, no galpão o serviço não para. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mãos dão o destino correto a cada tipo de “lixo reciclável”. Todo material coletado pela Cooperativa é separado em sacos grandes. No caso de papelão e alumínio, são prensados e vendidos para empresas de São Paulo. No caso de lâmpadas fluorescentes, o material é destinado para um casal de artesãos da cidade de Potim, que o transforma em artes incríveis. Confira aqui.

 

A Cooperativa nasceu da necessidade de se erradicar o lixão, que representava um fator negativo para Guaratinguetá na questão do meio ambiente. Um local no qual a presidente da Cooperativa, Claudinéia Aparecida, passou boa parte da infância com a mãe. “A gente separava o lixo desde pequena, o que me preparou para trabalhar hoje à frente da Cooperativa”, afirma Claudinéia. A irmã de Claudinéia, Rosana Aparecida, também afirma que aquilo que é lixo para a maioria dos cidadãos é sustento para ela e outras 29 famílias há quase duas décadas. “Pensem bem antes de descartarem o lixo, pois quando o separamos corretamente, ajudamos a melhorar o meio ambiente”, diz Rosana.

 

Ao depositar o lixo no recipiente correto informado na parte externa do lixo, toda a comunidade acadêmica do Unisal e externa colabora com o Plano Institucional de Sustentabilidade, com a Cooperativa e com o universo mais sustentável. A Cooperativa está aberta para novas parcerias com empresas da Região. O telefone de contato é 012-99621-0270.

 

Assista ao vídeo da visita do UNISAL à Cooperativa.