nossas notícias

Alunas de Comunicação da FSMA se encantam pelo universo dos blogs
Fonte: Moira Paula. Foto: Paolla Itagiba.

A necessidade de transmitir informação e conhecimento é inata dos profissionais de comunicação e isso é evidente no perfil de estudantes de Comunicação, logo no início da graduação. Essa vontade de se expressar e colocar em prática os conhecimentos técnicos adquiridos tem se refletido fora da Faculdade, no universo da web, sob o formato de blogs voltados para diversos assuntos.

 

Percebendo as mudanças do mercado de trabalho, as iniciativas já colocam os universitários como pequenos empreendedores, apontados muitas vezes como especialistas nas suas respectivas áreas de atuação dos blogs.

 

A aluna Dani Vieira é uma dessas blogueiras. Com o blog de viagem “Dani por Aqui”, que aborda suas aventuras pela região dos Lagos e outros lugares, além de questões como turismo, gastronomia e eventos por onde ela mesma, ou alguma amiga colaboradora, visite. Dani revela que o blog surgiu a partir de uma atividade prática em grupo na matéria de “Projetos Editoriais”. “Criamos o blog em grupo, na FSMA, e depois eu resolvi continuar com ele. Então dei a minha versão e meu nome para o blog. Como sempre fui fã de viagens, de conhecer lugares, o ‘Dani por Aqui’ se tornou o meu xodó. A ideia é mostrar como a nossa região é linda e que é possível 'turistar' gastando pouco, basta apenas seguir as dicas e sair por aí”, disse Dani, que ainda não tem retorno financeiro, mas que já se prepara para tê-lo.

 

Com o foco na troca de experiências sobre cuidados de cabelo cacheados e crespos, contribuindo para que as pessoas se aceitem como elas são, o blog "Encacheada”, da aluna Laís Monteiro, também tem se destacado. “Com o apoio e trocas de experiências, é possível, sim, aperfeiçoar nosso olhar ao entorno. No ‘Encacheada’ é possível ter um espaço para reconhecer-se especial, do jeito que você é. A partir do blog entendi que a formação da identidade passava pelo processo estético e capilar, então, decidi abordar não só as dicas de cuidados com os cabelos, mas também o tema identidade racial. O conceito de que rede social serve apenas para distração ficou no passado, hoje, o setor movimenta mais de 10 bilhões de dólares no país. Para começar, basta ter coragem! ”, ressalta a blogueira, que atualmente tem 17 mil seguidores nas redes sociais, possibilitando-a ter acesso e desenvolver projetos rentáveis, seja através de parceria com uma profissional de fotografia, para produção de fotos para lojas de roupas e de bijuterias, ou com a idealização do evento “Encacheia Geral”, realizado no Mês da Consciência Negra, e a organização do evento de abertura de uma exposição de telas com o tema “Beleza Negra”.