nossas notícias

Dicas para ter um bom desempenho no TCC
Fonte: Unisal.

Após passar pelos processos seletivos e entrar na sonhada universidade, o estudante terá contato com muitas novidades: novos aprendizados, colegas, experiências e com certos nomes/siglas de trabalhos solicitados no Ensino Superior que talvez, até então, nem sabia que existiam. Mesmo que esteja no início do curso, existem certas coisas para as quais ele já deve se preparar ao longo de sua trajetória, e uma delas é o famoso TCC.

 

TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, a forma final de avaliação do aluno no Ensino Superior, obrigatória para a conquista do diploma. O trabalho envolve uma pesquisa experimental na qual o aluno aplicará os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, uma pesquisa bibliográfica e/ou empírica e uma apresentação final para uma banca examinadora.

 

A forma de pesquisa pode variar de acordo com o curso, no entanto, a fórmula é basicamente a mesma e requer muita dedicação e estudo do graduando para mostrar seu domínio sobre os principais conceitos aprendidos durante a faculdade. Para garantir um bom desempenho no trabalho, confira algumas dicas:

 

- Converse sempre com seu orientador para tirar dúvidas e não deixar nada para a última hora.

 

- Concentre seu empenho sempre que estiver se sentindo criativo ou inspirado. Se tiver dificuldades para escrever, dê uma pausa e tente novamente depois.

 

- É importante cobrar seu orientador para as correções e datas de entrega, mas também aplique as cobranças para si mesmo e se esforce para entregar tudo com antecedência.

 

- Anote todas as referências de livros, sites e jornais pesquisados, e coloque sempre a página e o trecho do qual retirou determinada frase e/ou conceito.

 

- Tenha tranquilidade durante a apresentação, procure ensaiar antes para não ficar nervoso e falar com clareza.


Esteja você no começo ou final do curso, saber com antecedência sobre o TCC e como se preparar para ele pode ajudar muito a evitar a ansiedade e se organizar melhor.