nossas notícias

Unileste realiza Festival dos Vales de Ginástica 2017
Fonte: Unileste.

Nesse sábado, 3 de junho, das 8 às 12h, o Centro Universitário Salesiano do Leste de Minas Gerais (Unileste), em Ipatinga-MG, realizou mais uma edição do Festival dos Vales de Ginástica, promovido pelos acadêmicos do 6º período do curso de Educação Física, por meio da disciplina Gestão e Organização em Educação Física. O evento foi gratuito, aberto ao público e ocorreu no Ginásio do SESI, no bairro Areal, em Ipatinga.

 

O festival é direcionado a alunos de 4 a 17 anos praticantes de Ginástica Artística e Ginástica de Trampolim da região do Vale do Aço e Vale do Rio Doce.  Neste ano, contou com a participação de 148 ginastas de três instituições distintas da região: a escolinha de ginástica artística da Usipa, que participou do evento pela segunda vez, com 37 ginastas; a Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste, que teve 70 ginastas inscritos no evento; e o SESI, que participou com 41 ginastas.

 

De acordo com Flávia Santos, professora do Unileste e uma das responsáveis pelo evento, todo ano o projeto de extensão do curso de Educação Física Academia de Ginástica e Trampolins participa com seus ginastas de um evento deste tipo, mas neste ano teve recorde de inscrições. "O projeto cresceu muito em 2016, porque foi um ano olímpico com jogos no Brasil, e isso despertou nos nossos jovens uma vontade maior de praticar ginástica”, explica. 

 

História

 

O evento foi realizado pela primeira vez em 2009, com caráter competitivo e tinha o nome, na época, de Circuito dos Vales de Ginástica. "Com o tempo, verificou-se que seria mais interessante um evento participativo e educativo para estimular ginastas iniciantes, sem a pressão de uma competição”, relata Flávia.

 

Dessa forma, o evento mudou de nome, primeiro passando a se chamar Copa Integração de Ginástica, em 2014 e, por fim, Festival dos Vales de Ginástica, a partir de 2016.