nossas notícias

Alunos de Medicina voltam a acompanhar realidade do SUS nas unidades de saúde
“Estávamos a 6 meses sem esse contato e, retornar para essa disciplina dá ainda mais vontade de estudar”

Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO em São Paulo retomaram as aulas da disciplina Interação em Saúde na Comunidade (IESC) e dizem estar felizes por voltar a ter contato direto com pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araçatuba. “Estávamos a 6 meses sem esse contato e, retornar para essa disciplina dá ainda mais vontade de estudar”, afirmou o aluno Artênio José Saliba Garbin, do 6º termo. Ele ressaltou que estar próximo dos pacientes e presenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) provoca no aluno uma melhor condução da situação.

 

Também no 6º termo, a acadêmica Luísa Elias Pereira, elogiou os cuidados e a organização da volta pela Coordenação do Curso de Medicina, por conta da pandemia do novo coronavírus. “Recebemos equipamentos de proteção individual com máscara N95, face shield e álcool em gel. Pudemos também acompanhar alguns casos que eram temas de doenças que tivemos nos semestres anteriores e situações que já havíamos discutido com nossos professores no decorrer dessa disciplina”, informou a aluna.

 

A docente da disciplina IESC, Prof.ª Fernanda Patrícia Manoel Lourenço, salientou a importância desse trabalho de abordagem, orientação e educação em sala de espera da população atendida na UBS. “O importante não é só estar dentro do consultório, em consulta clínica, mas conhecer a família, ter o diagnóstico dentro da residência do paciente e de seu entorno”, explicou.

 

Dentro da programação da IESC, constam atividades dos alunos, em: participação em consultas médicas; protocolo da COVID-19 nas UBSs; fluxo de pacientes, notificação, coleta de exames/testes rápidos; acompanhamento de vacinação no ciclo da vida; vigilância em saúde, entre outras.

 

O Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Henrique Poletto, disse que a retomada das aulas do IESC neste 2º semestre de 2020 equivale à reposição das perdas do semestre passado, com a utilização de todas as medidas de segurança dos acadêmicos. “Eles estão muito felizes com a oportunidade de retornar a essa atividade tão importante para a carreira médica, que incentiva o olhar, a humanização, além de aplicar na prática o que aprendem na teoria”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - UniSALESIANO