nossas notícias

Rumo à VIII Assembleia Geral das Instituições Universitárias Salesianas (IUS)
Encontro permite a socialização da trajetória das IUS nos diversos continentes, além de confirmar a realização da próxima Assembleia Geral em julho de 2021

Na última quinta-feira (29), foi realizada a reunião on-line do Conselho Diretor das Instituições Universitárias Salesianas (IUS), com a participação dos diversos Coordenadores Continentais e regionais: Dr. Mario Olmos e Pe. José Marinoni (IUS das Américas); Pe. Dieudonnè Otekpo (IUS da África); Dr. Andreu Moreno (IUS da Europa) e Pe. Alex Garces (IUS da Ásia Oriental-Oceânia).

O encontro confirmou a realização da VIII Assembleia Geral, prevista para os dias 13 a 19 de julho de 2021, na Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), de Roma. A Assembleia terá o objetivo específico de propor uma reflexão para traçar o caminho das IUS como resposta ao contexto atual e, ao mesmo tempo, na fidelidade à identidade e à missão salesiana. Os resultados esperados da Assembleia serão o novo documento sobre as Políticas (para o período 2021-2025), a definição do Programa Comum 6, além da aprovação e implementação das estratégias das “Diretrizes para uma Pastoral nas IUS”.

O encontro on-line permitiu conhecer a trajetória das IUS nos diversos continentes e regiões. Um dos temas que serão tratados na Assembleia Geral abordará o ensino superior na fase pós-pandemia, uma vez que as tecnologias de comunicação digital aplicadas à educação se difundiram muito, a ponto de revolucionar a forma de como o conhecimento é produzido, transmitido, disseminado e regido.

As IUS, por sua vez, estão preparando o próximo encontro mundial com a avaliação de suas respectivas políticas e atualização das informações de base, para que possam ser cada vez mais uma presença da Congregação Salesiana na Educação Superior, a serviço dos jovens, com qualidade e identidade segundo o carisma herdado de Dom Bosco.

O encontro virtual foi encerrado com uma saudação do Pe. Miguel Angel García, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, e um agradecimento ao apoio prestado pelo Pe. Tarcízio Morais e pelo Pe. Patrick Anthonyraj, membros do mesmo Dicastério.

Fonte: ANS