nossas notícias

Alunos do UNIFATEA participam do time imunização da COVID-19
Foto: Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA), Lorena (SP)

A vacinação da população lorenense começou no dia 21 de janeiro de 2021. Desde o começo do processo de vacinação, a Secretaria de Saúde de Lorena convidou os alunos do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA), em Lorena (SP), para participar desse momento histórico, com a possibilidade de contribuir para a sociedade. Os 48 alunos do último ano do curso de Enfermagem foram convidados a participar no processo de forma voluntária e sob a supervisão remota das professoras Me. Mara Falavigna e Esp. Bruna Pinheiro Concolato.

 

Todos do curso puderam contribuir, inclusive, alguns alunos dos primeiros anos também puderam participar. A aluna do curso de enfermagem, Loren Ribeiro, está no 4° período de enfermagem e conta que, desde a escolha do curso, seu propósito sempre foi ajudar o próximo. “Quando surgiu a oportunidade de atuar na campanha de vacinação […] Eu aceitei sem pensar duas vezes! Está sendo meu primeiro contato com a área da saúde de fato e a cada dia que passa é um ganho de experiência incrível. ”.

 

Para a aluna e lorenense, Maria Eduarda de Carvalho, que está no 8° período do curso, a experiência serviu como estágio obrigatório que todo enfermeiro deve passar no final da graduação. Maria acredita que para que o processo funcione de forma efetiva e breve, a participação dos alunos foi essencial para o auxílio do engajamento na vacinação, pois são muitas pessoas e com faixas etárias diferentes. “No início do ano letivo, tivemos aulas com referências fidedignas sobre o vírus, exames e como o profissional de enfermagem deve agir em uma situação de pandemia em todas as áreas de atuação na enfermagem. Fomos orientados e indicados a conhecer literaturas aprovadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). […] inúmeras pessoas com pouca instrução necessitam de atenção, esse momento em que vivemos causa muita insegurança e, como todos os dias somos inundados com inúmeras notícias, pesquisas e principalmente notícias falsas, as pessoas chegam na campanha contestando e alegando notícias não fidedignas. ”, conta a aluna.

 

Existem alunos de outros cursos do UNIFATEA apoiando a equipe de vacinação na organização dos espaços e das filas, na digitação e no auxílio dos profissionais.

 

Para você que é aluno do UNIFATEA e deseja dedicar seu tempo e participação nesse momento histórico, procure seu coordenador a partir de 1 de agosto. Com certeza, você pode fazer a diferença!

 

Para conhecer mais sobre o curso de enfermagem do UNIFATEA, clique aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA), Lorena (SP)