nossas notícias

Alunos participam de limpeza de manguezais
Foto: Centro Universitário Salesiano UniSales, Vitória (ES)

Mais que um mutirão de recolhimento de lixo, uma oportunidade de chamar a atenção da população para os impactos negativos das agressões ao meio ambiente. No último sábado (18), os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Salesiano UniSales, em Vitória (ES), participaram da limpeza dos manguezais da Ilha de Vitória. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória, em comemoração ao Dia Mundial da LimpezaWorld Cleanup Day, movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo, para limpar o planeta.

 

A iniciativa promoveu ações de conscientização, limpeza e recolhimento de resíduos do manguezal da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes. Na programação, também foi desenvolvido o Projeto de Educação Ambiental Mangueando na Educação, idealizado pela egressa do UniSales, Juliana Conde, que atua como educadora ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM).

 

Para a docente do curso de Ciências Biológicas que acompanhou o mutirão, Prof.ª Cristiane Barroso, ações como essa são oportunidades para os alunos pensarem soluções de preservação do meio ambiente. “Vivências em campo facilitam uma imersão ímpar, pois possibilitam ao discente observar fenômenos, elementos práticos e fazer associações com os conhecimentos teóricos. Nos enche de vivacidade e fortalece nossa vontade de permanecer no caminho em busca de ambientes ecologicamente mais justos”.

 

De acordo com o subsecretário de Serviços Urbanos, Leandro Moulin, esta ação é mais uma forma para chamar atenção dos moradores da ilha para a urgência em adotar hábitos para preservação da vida marinha. “Precisamos nos unir no combate ao descarte irregular de materiais em nossas praias, principalmente, plásticos. Bem como, entulhos de obras, eletrodomésticos em nossos manguezais”, pontua Leandro.

 

Fonte: Centro Universitário Salesiano UniSales, Vitória (ES)